cruz alta

Paciente internado com Covid-19 recebe alta no dia do aniversário

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo
Ao deixar o hospital, Valter foi recepcionado pela equipe com uma salva de palmas

O aniversário de 44 anos foi mais que especial para o motorista Valter Rogério Ohse. Com Covid-19, ele estava internado no Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), hospital de referência para a região, desde 13 de maio e, nesta quinta-feira, ele recebeu alta, no mesmo dia em que completa mais uma ano de vida. Para marcar o momento, a equipe de enfermagem e de atendimento preparou uma recepção especial e cantou parabéns para o paciente. 

Ohse mora em Saldanha Marinho, município que fica próximo a Carazinho, e descobriu que estava com coronavírus no início do mês. Após fazer um raio-x, foi comunicado que tinha uma lesão no pulmão e que o quadro poderia piorar. Foi quando deu entrada no HSVPCA. 

- Começou com uma coceirinha na garganta, entre os dias 4 e 5 de maio. Depois, no dia 6, fui trabalhar, e me deu tremura e febre. O primeiro exame que fiz, um teste rápido, deu negativo. Mas resolvi fazer também o teste que é utilizado pelo Lacen, de Porto Alegre, que constatou que eu estava com a doença. É um choque, em um primeiro momento, mas, em seguida, começam a vir apoios de todos os lados. Fiquei oito dias sem comer, não sentia fome, além de sofrer com a ansiedade, de ver a família próxima e não poder fazer nada. Sem a ajuda da equipe do hospital eu não conseguiria sair dessa - comenta.

O motorista não tem nenhuma comorbidade. Nesta semana, ele apresentou uma melhora nos sintomas e já está em casa, onde deve seguir em isolamento domiciliar pelos próximos 14 dias, seguindo um procolo que escabele, inclusive, que ele e a esposa têm de dormir em quartos separados e não podem compartilhar os mesmos itens. 

- Eu trabalho em uma ambulância e, em algum momento, devo ter me descuidado e contraído o vírus. Não tenho certeza, mas imagino que possa ter sido isso - diz Ohse. 

Em 4 dias, Formigueiro registra 23 casos de coronavírus

ALEGRIA DUPLA

O paciente diz que a felicidade de deixar a internação no mesmo dia em que comemora o aniversário é indescritível:

- A ficha ainda não caiu. É uma esperança nova, muito gratificante. Vai ser um recomeço na minha vida. Deixo o alerta para as pessoas não brincarem com a doença. Não é uma "gripezinha" como alguns falam. A Covid-19 pode se agravar e você vive dias horríveis. 

A mãe de Ohse também foi diagnosticada com coronavírus e está internada em um hospital de Passo Fundo. Ela passa bem. 

Hospital Regional tem leitos de UTI habilitados e mais 10 clínicos funcionando

O QUE DIZ O HOSPITAL  

A médica infectologista Paula Rubin Facco Librelotto ressalta os protocolos adotados pela instituição para o enfrentamento da Covid-19. Para a profissional, está é a primeira vitória do HSVPCA na luta contra o vírus. 

- Desde o início da pandemia adotamos uma série de protocolos para o atendimento de casos suspeitos e confirmados dentro da instituição, presando pela recuperação do paciente e a segurança dos nossos profissionais. Hoje, alcançamos a primeira vitória, a primeira alta hospitalar de paciente curado da Covid-19, momento que representa todo o carinho e dedicação dos profissionais de enfermagem, dos médicos, da higienização, nutrição, enfim, de todas as áreas que neste momento tão difícil estão trabalhando e dando sua parcela de contribuição em prol do bem-estar e da saúde dos pacientes - fala a médica. 

O diretor clínico, Paulo Viecili, afirma que poder comemorar a alta hospitalar é um momento a equipe do hospital tem de ser reconhecida pelo bom trabalho:

- Esse momento de despedida e alta hospitalar representa a vitória da vida e o recomeço para uma família. Entre tantas notícias ruins, hoje podemos comemorar o primeiro paciente recuperado da Covid-19 em nossa instituição. Neste momento, precisamos fazer o reconhecimento e o agradecimento ao trabalho prestado pelas nossas equipes de profissionais, que, neste período tão difícil, continuam com a nobre missão de cuidar e salvar vidas. 

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

40 vagas de emprego para Santa Maria Anterior

40 vagas de emprego para Santa Maria

Duas pessoas ficam presas às ferragens em acidente em Santa Maria Próximo

Duas pessoas ficam presas às ferragens em acidente em Santa Maria

Geral